terça-feira, 10 de julho de 2007

POLIOMELITE

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Causa
Poliovírus.

Transmissão
Ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do poliovírus.

Principais sinais e sintomas
As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, levando à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Tratamento
Não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico.

Prevenção
A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus é a vacinação. No Brasil é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Imunização para vacinar crianças com até cinco anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite.

VACINE SEU FILHO!!
Site pesquisado: http://www.google.com.br/

3 comentários:

Unknown disse...

muito bom esse resumo parabéns quem fez voi tirar 60

Unknown disse...

A saúde é muito frágil.Crianças então.Adoecem facilmente.Por isso é importante manter o cartão de vacina em dia e estar alerta para qualquer sinal diferente.Acredito que um dos maiores aliados dos pais no cuidado com a saúde da criança é o pediatra.Por isso recomendo às mamães que procurem bons médicos,não apenas bons profissionais,mas pessoas dispostas a cuidar bem do seu filho e acompanhá-lo com dedicação. Posso indicar um plano de serviço através deste link:

http://migre.me/1pRlp

Uma Pequena Poeta disse...

Muito obrigada mesmo...Voçe ME AJUDOU BASTANTE EM MEU TRABALHO DE CIÊNCIAS.Parabens a equipe d eparticipante sdeste blog